Pular para o conteúdo

Eventos | Chamadas

Atualizado em 14.08.2018


EVENTOS NACIONAIS

A ideologia na educação militar | 27.08.2018, São Paulo. Inscrições aqui.

Em vista do avanço de uma ideologia bolsonarista e do grande número de candidaturas de policiais civis, militares e guardas municipais em São Paulo (e no Brasil), vamos discutir a relação entre as polícias, os militares e a política partidária, bem como a educação militar que propicia que determinadas ideologias penetrem nas corporações de segurança pública e defesa nacional com tanta força.
Para nos ajudar nessa tarefa, contaremos com Rafael Alcadipani, Stephanie Morin e Adilson Paes de Souza.

Participantes:

Adilson Paes de Souza
Possui Mestrado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É bacharel em direito pelo Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Foi aprovado pelo exame de ordem da Ordem dos Advogados do Brasil – SP. Atualmente é estatutário – Oficial da Policia Militar do Estado de São Paulo (Tenente Coronel) da reserva, desde de janeiro de 2012. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Constitucional. É Membro da Comissão Justiça e Paz da Arquediocese de São Paulo. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa Médica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e da Associação Nacional de Biossegurança.

Stephanie Morin
É Mestre em Direito pela New York University School of Law e Bacharel em Relações Internacionais pela Brown University. Foi pesquisadora da organização internacional Human Rights Watch e consultora do Centro Internacional para Justiça de Transição (ICTJ – Nova York) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT – Genebra). Atualmente é coordenadora de Gestão do Conhecimento no Instituto Sou da Paz, onde desenvolve pesquisas qualitativas e quantitativas sobre os fenômenos do homicídio e da letalidade policial.

Rafael Alcadipani
Rafael Alcadipani, professor de Estudos Organizacionais da FGV-EAESP, Visiting Scholar no Boston College (EUA) e colaborador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Mediação: Centro de Estudos Hannah Arendt

Para saber mais informações e increver-se, clique aqui.

 *  *  *

Hannah Arendt e Judith Butler em perspectivas | Todas as segundas e quintas de agosto | São Paulo. Inscrições aqui.

Este curso pretende esquadrinhar os modos como Hannah Arendt e Judith Butler desenvolvem de forma peculiar e, em alguns pontos, complementar, um arcabouço teórico indispensável para a compreensão das relações na modernidade, ao pensarem a produção de tecnologias para o controle dos corpos e da intimidade, a constituição dos sujeitos, os processos de subjetivação dos corpos, a dimensão pública das subjetividades, o Estado, os movimentos sociais e a política como ação na esfera pública.
Os encontros serão às SEGUNDAS e QUINTAS (13, 16, 20, 23, 27 e 30/08), diferentemente do que é indicado no site do SESC, das 19h às 21h.

Mais informações, clique aqui.


EVENTOS INTERNACIONAIS

 


Em breve, informações sobre atividades de extensão e grupos de estudos promovidos pelo Centro de Estudos Hannah Arendt.

Profa. Dra. Cláudia Perrone-Moisés, Laura Mascaro e os integrantes do grupo de estudos. Fevereiro, 2014

Profa. Dra. Cláudia Perrone-Moisés, Laura Mascaro e os integrantes do grupo de estudos. São Paulo – Fevereiro, 2014.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: