Pular para o conteúdo

Quem somos

Inaugurado em 2013, o Centro de Estudos Hannah Arendt tem como objetivo difundir e estudar a obra da pensadora que viveu intensamente o século XX e suas implicações pessoais, políticas e filosóficas, questionando-se sempre sobre seu pertencimento ao mundo.

Como pensadora ocupada especialmente dos estudos em Teoria Política, Hannah Arendt dedicou seu olhar compreensivo principalmente aos acontecimentos desse século. Seu pensamento influenciou profundamente o século XX e continua a dialogar com o passado, com o presente e com o futuro, sendo extremamente pertinente para a reflexão de temas contemporâneos. Debruçou-se sobre temas como a vida política, o totalitarismo, a responsabilidade, a verdade, o mal, a liberdade, a condição humana, a temporalidade, o pensamento e a condição judaica.

As atividades do Centro de Estudos são definidas a partir do estudo da obra da autora per se e do diálogo com temas atuais e outros autores que influenciaram o pensamento de Hannah Arendt, que tratam de suas ideias ou dialogam com elas. 

Centro de Estudos também tem como objetivo a difusão do pensamento da autora a partir da ampliação do diálogo com o público; da criação de espaços próprios para o para o pensamento e o estudo de sua obra; e do desenvolvimento de publicações.

Histórico

blog  foi criado em 2008 nos moldes sugeridos pela rede Hannah Arendt Newsletter. Desta forma, este blog, além de conter textos e material sobre Hannah Arendt, difundindo sua obra e temas relacionados ao seu legado teórico, realiza a função de Newsletter, informando sobre eventos, lançamentos, grupos de estudos e demais atividades do Centro de Estudos Hannah Arendt.

Ambos (Blog e Newsletter) foram criados com vinculação ao Grupo de Estudos e Arquivo Hannah Arendt, que teve seus trabalhos desenvolvidos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), mas que, de 2004 a 2010, realizou suas atividades no Núcleo de Estudos da Violência (NEV), integrando, assim, o Programa CEPID (Centros de Pesquisa Inovação e Difusão) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na linha de pesquisa Democracia, Estado de Direito e Direitos Humanos. Atualmente, o Centro de Estudos Hannah Arendt desenvolve suas atividades de forma independente, sob a Coordenação da Profa. Dra. Cláudia Perrone-Moisés.

Site: http://www.hannaharendt.org.br

Youtube: Centro de Estudos Hannah Arendt

Instagram: @HannahArendtBR

Twitter: @HannahArendtBR

Facebook: http://facebook.com/HannahArendtBR/

Contato blog: hannaharendt.brasil@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: