Pular para o conteúdo

Diálogos Arendtianos #3: Persistências totalitárias | Sábado, 08.08, 16h

3 de agosto de 2020

 

O terceiro “Diálogos Arendtianos” tratará de um tema que tem despertado bastante interesse, especialmente a partir de 2016, após o resultado da eleição presidencial nos EUA: a persistência dos elementos do totalitarismo hoje, mesmo em democracias sólidas, em vista da ascensão do populismo de extrema-direita na Europa e nas Américas. A partir da exposição de alguns conceitos construídos por Arendt sobre o fenômeno totalitário, Adriana Novaes e Pádua Fernandes, em conversa mediada por Ludmila Franca-Lipke, analisarão o tema considerando especialmente a experiência brasileira, refletindo a partir do passado ditatorial recente até a atual situação política do país.

NOVIDADE: a partir de sábado, 08.08, nossas lives serão transmitidas ao vivo também no Twitter, via Periscope. Agora, além do YouTube e do Facebook, vcs poderão acompanhar via Twitter os “Diálogos Arendtianos”

Sábado, 08.08, 16h — Diálogos Arendtianos #3: Persistências totalitárias

YouTube: https://bit.ly/2Xs05RI
Facebook: https://bit.ly/2EFpTmH

Twitter.com/HannahArendtBR

CEHA na rede:
Twitter.com/HannahArendtBR
Instagram.com/HannahArendtBR
Facebook.com/HannahArendtBR
HannahArendt.wordpress.com
Podcast: https://spoti.fi/2WrBR9s // SoundCloud.com/hannaharendtbr Youtube.com/c/CentroDeEstudosHannahArendt
Contato: HannahArendt.Brasil@gmail.com

Adriana Novaes: Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado (1996), graduação (2007) e licenciatura (2008) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências da Comunicação (2002) e doutorado em Filosofia (2017) pela Universidade de São Paulo. Fez estágio de pesquisa para o doutorado na New School for Social Research (segundo semestre de 2015). É pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É autora de “O canto de Perséfone” e de “Hannah Arendt no século XXI: a atualidade de uma pensadora independente”
Pádua Fernandes: Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2005). Foi pesquisador para a Comissão Nacional da Verdade, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo ‘Rubens Paiva” e a Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo. Integra o Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais. Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre literatura e justiça de transição no IEL-Unicamp (2019)
Ludmila Franca-Lipke: Doutoranda em Ciência Política no Instituto Otto Suhr da Universidade Livre de Berlim (FU-Berlin). Coordenadora Assistente do Centro de Estudos Hannah Arendt – USP.
Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para receber aviso sobre novos eventos, lives e programas do CEHA
03
One Comment leave one →
  1. Osvaldo José da Silva permalink
    3 de agosto de 2020 16:49

    Muito bom! na expectativa de aprender mais. Parabéns pelo evento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: