Skip to content

Achado neto de líder das Avós da Praça de Maio roubado na ditadura há 36 anos

06/08/2014

da AFP em Buenos Aires

Enriqueta Estela Barnes de Carlotto usando o pañuelo, marca distintiva das Madres e símbolo de sua luta.

Enriqueta Estela Barnes de Carlotto usando o pañuelo, marca distintiva das Madres e símbolo de sua luta.

A presidente da organização humanitária Avós da Praça de Maio, Estela Carlotto, reencontrou nesta terça-feira seu neto, de 36 anos, que tinha sido roubado pela ditadura argentina (1976-1983) logo depois do nascimento, enquanto sua mãe era mantida em poder dos militares, anunciou um familiar.

“O resultado é positivo. Encontramos o meu sobrinho depois de 36 anos. Ele se apresentou voluntariamente, submeteu-se a um exame de DNA e deu 99,9% de compatibilidade. É uma emoção enorme”, disse ao canal Todo Noticias Kivo Carlotto, filho de Estela e tio do homem encontrado. Kivo também é secretário de Direitos Humanos da província de Buenos Aires.

A mãe deu o nome de Guido à criança, que depois seria roubada pela ditadura. Laura Carlotto foi sequestrada durante a gravidez. Ela foi assassinada no dia 26 de junho de 1978, pouco tempo depois de dar à luz, segundo o relato de uma companheira de cativeiro.

Desde então, Estela Carlotto procurava seu neto, certa de que ele estava vivo.

“É um choque terrível para ele. Mas ele se apresentou voluntariamente, e está tudo bem”, acrescentou Kivo Carlotto, antes de a líder da organização humanitária se manifestar em uma entrevista coletiva à imprensa convocada para esta terça à tarde.

A organização Avós da Praça de Maio nasceu em outubro de 1977 como uma organização próxima das Mães da Praça de Maio, quando algumas mães de desaparecidos deram prioridade à busca por seus netos, sequestrados junto com seus pais ou bebês nascidos nos centros de tortura e extermínio, hoje adultos.

O neto de Carlotto é o 111° encontrado pelas Avós de cerca de 500 bebês e crianças que foram roubados por repressores ou por seus cúmplices durante a ditadura.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: