Skip to content

Encontro Regional de História de Minas Gerais (ANPUH/MG) | Painel „Direitas, História e Memória“ (inscrições abertas)

15/03/2014
Convidamos todos os interessados a submeterem suas propostas ao ST Direitas, História e Memória, organizado por Leandro Pereira Gonçalves (PUC-RS) e Vinicius Liebel (USP). O Simpósio fará parte das atividades do XIX Encontro Regional de História de Minas Gerais, a ser realizado em Juiz de Fora entre os dias 28 e 31 de julho.  inscrição para o evento é realizada exclusivamente neste sítio.
.
Considerando a atualidade e o ganho de importância das pesquisas no Brasil sobre o tema, percebe-se a necessidade de um espaço de debates que promova a valorização das diferentes concepções analíticas e das produções recentes acerca das Direitas. Estimular um diálogo amplo e interdisciplinar acerca das Direitas é o principal objetivo do Simpósio Temático, cujo escopo valorizará as perspectivas transregional e transnacional dos estudos, as práticas políticas, econômicas e culturais, os atores sociais e as redes constituídas no processo histórico. Dessa forma, este seminário se propõe um espaço de discussão sobre as Direitas e os estudos que as cercam em suas diferentes dimensões e perspectivas.Além dos debates acerca do conceito de Direita e de suas famílias e expressões constituintes, pretende-se que o Simpósio Temático, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Direitas, História e Memória”, venha a contribuir com reflexões e proposições nos âmbitos teórico e metodológico da historiografia e das ciências humanas e sociais, possibilitando, assim, perspectivas e possibilidades de pesquisas inter-relacionais e comparativas. Compreenderemos, portanto, não somente objetos, fenômenos e expressões datadas, mas também análises intercambiáveis entre diversas pesquisas e abordagens que possam vir a integrar o corpus do grupo de trabalho em questão. Conta-se ainda com a possibilidade, através da realização do Simpósio Temático, de integração dos atuais membros e de acolhimento de pesquisadores interessados em se vincular ao Grupo de Pesquisa, que conta com mais de 40 pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas do Brasil, Portugal, França, Hungria, Espanha, México, Argentina e Uruguai.Os temas propostos abrangem, mas não se limitam, aos seguintes pontos:

– Discussões empíricas e teóricas sobre os avanços dos estudos das Direitas, em especial nos diálogos com os campos da Sociologia e da Ciência Política;
– Partidos Conservadores;
– Fascismo, Integralismo e Nacional-Socialismo;
– Autoritarismo e Totalitarismo;
– Ditaduras Latino-americanas do século XX;
– A Direita e o Antissemitismo.

O Simpósio Temático “Direitas, História e Memória” visa reunir pesquisadores, a partir de uma pluralidade temática, em torno do estudo das Direitas, tomando-as enquanto objeto de reflexão historiográfica e categoria analítica. É no contexto das revoluções burguesas que as bases materiais da modernidade capitalista foram estabelecidas, e com elas, estruturas, discursos e parâmetros da política. As questões em torno da ampliação da cidadania para todos os indivíduos (tema da igualdade), da definição dos limites dos direitos individuais e coletivos (tema da liberdade) e da posição em relação à sociedade capitalista dividem os indivíduos, as ideologias e os grupos políticos desde a Revolução Francesa, momento fundador da dicotomia esquerda/direita. Desde então, o conceito e a atuação da direita política foram ampliados, possibilitando o surgimento de diferentes culturas políticas, grupos, partidos e governos em seu entorno, compondo o amplo e diverso campo das direitas que focalizamos aqui. A proposta, inserida no grupo de pesquisa CNPq e no recém-criado Grupo de Trabalho da ANPUH “Direitas, História e Memória”, tem como intenção reunir pesquisas que debatam as relações entre memória e história no contexto das práticas autoritárias no campo da direita radical, englobando neste prisma desde os partidos conservadores tradicionais até os diferentes grupos de extrema-direita do século XX e XXI.
No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: