Skip to content

Combativo ato derrota tentativa de militares escarnecerem da memória dos guerrilheiros do Araguaia

24/10/2013

 

Por Mário Lúcio de Paula | A Nova Democracia

No fim da tarde e início da noite deste 22 de outubro, ativistas da Frente Independente pela Memória Verdade e Justiça de Minas Gerais – FIMVJ-MG e de diversos movimentos populares de Belo Horizonte e Região realizaram um combativo protesto diante do Círculo Militar de Belo Horizonte.

Integrantes do regime militar fascista e organizações de militares da reserva e da ativa promoviam um “debate” com a presença do Tenente-coronel Licio Augusto Ribeiro que pretendia escarnecer da memória dos heroicos combatentes guerrilheiros do Araguaia, militantes do Partido Comunista do Brasil, dos militantes e ex-presos políticos, dos familiares dos perseguidos, torturados, mortos e desaparecidos políticos no Brasil.

De acordo com uma nota de repúdio assinada por Criméia Schmidt, também combatente do Araguaia, companheira de André Grabois, um dos militantes assassinados pelas tropas do exército:

“Este coronel também esteve na região do Araguaia, vestido à paisana e se apresentando ora como engenheiro da Embratel, ora como policial federal, sob o codinome de Dr. Asdrúbal e servindo no Escalão Avançado, em Brasília, como oficial adjunto do Centro de Informações do Exército, é um assassino confesso de pelo menos cinco guerrilheiros no Araguaia, André Grabois, o Zé Carlos, comandante do Destacamento A e filho de Maurício Grabois, o estudante João Gualberto Calatroni, o Zebão, o estudante Divino Ferreira de Souza, o Nunes, que foi ferido, feito prisioneiro e posteriormente morto e desaparecido, e o camponês Antônio Alfredo Lima. Posteriormente, a guerrilheira Maria Lúcia de Souza, a Sônia, que mesmo ferida atirou no coronel Licio e no major Curió e em seguida foi executada, sendo também desaparecida”.

Os familiares de Maria Lucia Petit, Lucio Petit e Jaime Petit, todos militantes comunistas e combatentes mortos pelas tropas do exército e desaparecidos no Araguaia enviaram saudações ao Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e a FIMVJ-MG apoiando a manifestação em repúdio à presença na capital mineira do Cel. Licio Augusto Ribeiro Maciel. Entre as 18 horas e 20:30 horas os ativistas, portando estandartes com as fotos dos guerrilheiros do Araguaia, agitaram palavras de ordem contra os militares e civis mandantes e executores de torturas, assassinatos e desaparecimentos forçados do regime militar.

Ao se aproximar da portaria do Círculo Militar, cada convidado para o debate foi recebido com vaias e gritos: “Assassino! Assassino! Cadeia já, Cadeia já, para os fascistas do regime militar! Não passará, não passará, o crime hediondo do regime militar!”

Na chegada do Coronel Lício, redobrou o tom das palavras de ordem e vários ativistas entraram no Círculo Militar seguindo-o, erguendo os cartazes com as fotos dos guerrilheiros, rechaçando sua presença.

“Vitória, vitória, tarda mas não falha, e viva a heroica Guerrilha do Araguaia”, gritaram os manifestantes.

Os nomes dos guerrilheiros foram lidos um a um e, a cada nome, uma firme resposta: PRESENTE NA LUTA!

Uma ativista do Movimento Feminino Popular leu o nome dos presos políticos no Rio de Janeiro, encarcerados desde o protesto popular de 7 de outubro em defesa da educação pública, e denunciou os ataques das forças de repressão e do judiciário em Belo Horizonte. Nomes de ativistas processados por crime de “formação de quadrilha” foram lidos e saudados pelos ativistas que gritaram: “Liberdade já para os nossos companheiros!”.

No encerramento do ato, tinta vermelha foi lançada na calçada do Círculo Militar representando o sangue derramado pelos combatentes do Araguaia.

Agitando palavras de ordem, os ativistas se retiraram assumindo o compromisso de seguir com as mobilizações pela punição dos criminosos do regime militar.

 

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: