Skip to content

Netanyahu classifica discurso de presidente iraniano na ONU de “cínico” e “cheio de hipocrisia”

27/09/2013

por Opera Mundi

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou nesta quarta-feira (24/09) o discurso do presidente iraniano, Hassan Rouhani, na Assembleia Geral da ONU, classificando-o de “cínico” e hipócrita, além de acusar o país persa de promover ações militares em outros países, como a Síria. Segundo o chefe de governo de Israel, o objetivo do Irã com sua moderação no discurso é ganhar tempo para desenvolver armas nucleares.

“Como esperava, foi um discurso cínico e repleto de hipocrisia. Rouhani falou de direitos humanos inclusive enquanto forças iranianas estão participando do massacre em grande escala de civis inocentes na Síria”, afirmou Netanyahu em comunicado emitido por seu gabinete.

“Não havia qualquer sugestão prática para encerrar o programa nuclear militar do Irã e não se compromete a cumprir as decisões do Conselho de Segurança da ONU. Isso é exatamente o plano iraniano, falar e ganhar tempo a fim de promover a capacidade do Irã em obter armas nucleares”.

O ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Yuval Steinitz, acusou o presidente iraniano de disputar um “jogo de ilusão”, em seu discurso na Assembleia Geral.

“Nós ouvimos um monte de retórica nova, mas zero de novas etapas ou mesmo de novos compromissos para cumprir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, disse Steinitz, que representa Israel no fórum da ONU em Nova York, a jornalistas logo após a declaração de Rouhani.

O Irã nega que esteja tentando construir armas nucleares e diz que seu programa tem para fins pacíficos. Já Netanyahu afirma não acreditar na alegação iraniana: “ele fala de programa nuclear com fins civis inclusive quando um relatório da AIEA (Agência Internacional da Energia Atômica) afirma que seu programa tem dimensões militares”.

Netanyahu reiterou que “qualquer pessoa com bom senso entende que o Irã, uma das nações mais ricas em petróleo, não está investindo capital em mísseis balísticos e instalações nucleares subterrâneas para produzir eletricidade”.

O discurso

Em Nova York, um dia antes, Rouhani afirmou em seu primeiro discurso como presidente do Irã na Assembleia Geral da ONU que as armas nucleares e de destruição em massa “que esse tipo de armamento “nunca teve e nunca terá lugar na nossa doutrina de segurança nacional, sendo também rejeitado em instâncias morais e religiosas. O programa nuclear do Irã e, aliás, de todos os outros países, deve existir exclusivamente para fins pacíficos” e ofereceu um “diálogo construtivo” com os Estados Unidos.

Na última semana, em entrevista à emissora norte-americana NBC Newso presidente já havia afirmado que o Irã “nunca desenvolverá armas nucleares, sob nenhuma circunstância”, posicionamento apoiado pelo líder espiritual do país, aiatolá Ali Khamenei.

Rouhani afirmou também no discurso que “as pessoas estão cansadas de violência, guerra e extremismo” e criticou indiretamente Israel, dizendo que “os palestinos têm seus direitos negados e têm que viver sob ocupação”. “O que foi e tem sido praticado contra o povo inocente da Palestina é nada menos que violência estrutural”, afirmou.

Em uma abordagem oposto ao seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad, que negava o Holocausto, Rouhani condenou “os crimes que os nazis cometeram contra os judeus”. “Todos os crimes contra a humanidade, incluindo os crimes cometidos pelos nazis contra os judeus, são condenáveis e repreensíveis”, disse.

“Matar um ser humano é um ato desprezível. Não há diferença se esse ser humano for cristão, judeu ou muçulmano”, disse Rohani. “Para nós é a mesma coisa.” Mas, ressaltou  o presidente iraniano, “isso não quer dizer que, porque os nazis cometeram crimes contra um grupo [os judeus], esse grupo vá confiscar a terra de outro grupo [os palestinos] e ocupe essa terra”. Isso, disse, “também é um ato que deve ser condenado”.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: