Skip to content

Processo Seletivo para Grupo de Estudos: Centro Hannah Arendt

23/08/2013

Início das atividades: 27 de setembro de 2013

Periodicidade: quinzenal (sempre às sextas-feiras)

Horário: das 14h00 às 18h00

Número de Vagas: 10 (dez)

Responsabilidade em Hannah Arendt

Para Hannah Arendt, somos lançados ao mundo ao qual buscamos sempre pertencer. De fato, o processo de familiarização com o mundo nunca será completo, mesmo porque nossa passagem por ele é bastante efêmera, mas longa o suficiente para que possamos nele intervir de maneira mais duradoura do que nossa própria existência. Outra propriedade da condição humana, é que o mundo ao qual vimos já é habitado por outros, com quem passamos a compartilhá-lo. Nele procuramos o acolhimento, ao mesmo tempo em que acolhemos. No compartilhamento do mundo no presente e com as pessoas que virão depois de nós é que o tema da responsabilidade ganha relevância. Nesse sentido, na medida em que atuamos no mundo, por feitos e palavras, interferimos e transformamos o estado das coisas, seus significados, sendo que nossas ações e palavras, refletindo a condição de vulnerabilidade e finitude humanas, possuem efeitos que atropelam nossa capacidade de previsão.

Pergunta-se: temos nós responsabilidade por nossas ações no mundo? E por seus efeitos? Para responder essas perguntas, vale lembrar que para Arendt a responsabilidade possui sempre uma dimensão relacional, ou seja, ultrapassa a esfera da intimidade e da moralidade individual, sendo este o âmbito da culpa, não da responsabilidade. A pergunta que devemos fazer, nesse caso, não é se o indivíduo é bom, mas se suas ações são boas para o mundo em que vive.

Pensar a condição existencial humana como derrelicção é fundamental para compreender a responsabilidade como responsabilidade política, para com os outros com quem compartilhamos o espaço público e para quem preservamos o mundo. Nesse sentido, podemos não ser culpados, ou responsáveis moralmente por algo, mas o somos politicamente. Dessa forma, nossa responsabilidade para com o mundo é individual e coletiva. Individual porque somos individualmente responsáveis pela coletividade na qual nascemos e vivemos, e coletiva porque determinadas ações ou omissões não dependem apenas do indivíduo, mas suas consequências se produzem na medida em que são posturas de uma coletividade que compartilha de um mundo. Desse modo, somos responsáveis individual e coletivamente também quando nos integramos a uma massa anônima de espectadores passivos, preocupando-nos somente com nossa vida privada, diante das ações de outros que se apropriam e destroem o espaço público. Aliás, a linha que segrega esses espaços também há de ser pensada quando tratamos da responsabilidade, uma vez que tem se tornado cada vez mais tênue, se ainda existente.

A proposta que se coloca diante de nossa responsabilidade individual e coletiva para com o mundo em que vivemos não é um manual para a prática política, para a prática educativa, uma doutrina, um código de ética, mas sim a desvalorização da superficialidade do que dizemos e o automatismo do que fazemos e, com isso, a valorização do pensamento e da imaginação para a busca de palavras e ações mais profundas, enraizadas, transformadoras ou preservadoras.

Ganha valor também o diálogo, os acordos refletidos, o perdão e a memória, que reforçam a hospitalidade, o pertencimento, o compartilhamento, a compreensão, a previsibilidade, a preservação, a estabilidade e o enraizamento.

A partir dessa breve reflexão, a noção de responsabilidade em Hannah Arendt, e sua contribuição para o entendimento do próprio mundo em que estamos inseridos, será objeto de estudo no primeiro semestre de 2013.

Prazos:

  1. Primeira Fase – Envio de Mini CV – até 30 de agosto de 2013 para o e-mail centrodeestudos@hannaharendt.org.br  (No assunto deve constar  ”nome do candidato – grupo de estudos”)
  2. Segunda Fase – Os selecionados na primeira fase serão notificados e deverão enviar uma carta de motivação até 09 de setembro de 2013.
  3. Terceira Fase – Os selecionados na segunda fase serão chamados para entrevista na sede do Centro de Estudos – no período de 16-20 de setembro de 2013.
No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: