Skip to content

Revista Cult: Amor Mundi

05/08/2013

Instituto Norberto Bobbio inaugura, em São Paulo, o Centro de Estudos Hannah Arendt

Amanda Massuela

A filósofa alemã Hannah Arendt dedicou a vida ao pensamento político do século XX. De origem judaica, investigou ações anti-semitas em organizações, foi perseguida pelo governo nazista de Hitler, presa pela Gestapo e expatriada por 18 anos. Trabalhou como jornalista e professora, escreveu obras consagradas como As Origens do Totalitarismo e A Condição Humana, além de cobrir o julgamento do carrasco nazista Adolf Eichmann, em Jerusalém, episódio transformado em filme pela diretora alemã Margarethe von Trotta.

Inspirado pela ação política de Hannah, o Instituto Norberto Bobbio inaugurou, nesta segunda-feira (29/07), em São Paulo, o Centro de Estudos Hannah Arendt, com a proposta de difundir e estudar a obra da pensadora. De acordo com Raymundo Magliano Filho, presidente do instituto, Arendt é uma filósofa latente, cujo pensamento se mostra extremamente atual. “Ela sempre achou que deveria existir um capitalismo mais humano, em que fosse possível conciliar a igualdade das pessoas com a liberdade. Existe uma profundidade muito grande em sua obra”, acredita Magliano.

Segundo ele, a grande intenção do Centro de Estudos é popularizar o pensamento da alemã, especialmente no que se refere à política e sociedade civil. Para tanto, criou-se uma biblioteca especializada e há projetos para o desenvolvimento de grupos de estudos. “Hannah nos ensinou que devemos ter amor ao mundo e, por isso, deixar um legado. Precisamos nos preocupar com as novas gerações.”

A biblioteca funciona no Instituto Norberto Bobbio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Os títulos podem ser consultados previamente no site. Os interessados em participar dos grupos de estudos devem fazer contato pelo e-mail centrodeestudos@hannaharendt.org.br

Centro de Estudos Hannah Arendt

Onde: Avenida Ipiranga, 344 – Edifício Itália, 2º. Andar – São Paulo

Quando: das 10h às 18h

Info.: http://www.hannaharendt.org.br/

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: