Skip to content

Morre Carlos Nelson Coutinho, cientista político e professor da UFRJ

21/09/2012

Carta Capital

Morreu na manhã desta quinta-feira 20, no Rio de Janeiro, o cientista político Carlos Nelson Coutinho. Ele tinha 70 anos e sofria de câncer. A informação foi publicada no site da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde Coutinho ministrava aulas de Teoria Política.

Livre-docente da UFRJ, ele é reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento do filósofo húngaro György Lukács e do italiano Antonio Gramsci. É autor da elogiada tradução para o português de O capital, de Karl Marx. Entre seus livros publicados, estão Gramsci, um estudo sobre seu pensamento político e A democracia como valor universal. Seu último livro, De Rousseau a Gramsci, foi publicado em 2011 pela Boitempo Editorial.

Baiano de Itabuna, formou-se em filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se dedicou à crítica cultural nos anos 1960 e 1970. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, mais tarde, do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

O corpo de Carlos Nelson Coutinho é velado nesta quinta-feira no átrio do Palácio Universitário, no Campus da UFRJ na Praia Vermelha. Será cremado na manhã da sexta-feira 21 no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.

No sábado 22 a Boitempo prestará homenagem ao professor no encerramento do III Curso Livre Marx-Engels, do qual era grande entusiasta. O evento será realizado no Sindicato dos Bancários de São Paulo, localizado na Rua São Bento, 413, às 16h30.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: